"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vamos brincar de índio

Plano de Aula

EMEIEF “Francisco Sechim”

Professora Bidocente- Janayna Quinquin Teixeira

Turno- Matutino

Plano de Aula Vamos brincar de ìndio

Objetivo específico:

Conhecer e executar brincadeiras tipicamente indígenas

1- Brincadeira da Tribo Pareci

Jogo:

Crianças formam uma roda, com um dos participantes no meio. A meta é tentar sair da roda. Quando conseguir todos devem correr atrás e tentar pegá-lo. O professor deve garantir que todos estejam no meio da roda pelo menos uma vez.

2- Brincadeira da Tribo Bororó

Material: Giz

Jogo: Traçar um caminho no chão onde as crianças devem percorrer em um pé só. Esse caminho foi feito por uma enorme cobra. Comece fazendo caminhos fáceis e vá dificultando. Peça ajuda para as crianças na construção dos caminhos. Cada um pode fazer o seu e depois experimentar o do outro.

Conversa final:

O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida, as brincadeiras indígenas são divertidas? São mais divertidas que as nossas brincadeiras? Quem gostou da brincadeira? Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil? Muitas coisas que comemos aprendemos com os índios.

Avaliação:

Além das brincadeiras as crianças usaram também os laptop para conhecer o que os índios usavam, qual eram os seus costumes, digitaram palavras, usaram o tux paint para fazer os desenhos e outros.

O professor registrou as falas das crianças tanto durante as rodas de conversa como no uso dos laptops quando sentiu a emoção das crianças na metodologia usada.

Isso fortaleceu o prazer e o gosto que sinto pela profissão que exerço.dsc02770

Nenhum comentário:

Postar um comentário