Sequência Didática
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Estudo das Formas Geométricas
Série: 6º Ano
Objetivo:
• Distinguir figuras planas de não-planas, descrevendo algumas de suas características e estabelecendo relações entre elas.
• Classificar figuras não planas segundo critérios diversos, como: corpos redondos e poliedros; prismas; pirâmide e outros poliedros.
• Identificar e quantificar elementos de um poliedro: faces, vértices e arestas.
• Reconhecer a forma planificada dos sólidos geométricos.
• Classificar os contornos e as regiões planas.
O estudo do assunto começou com a construção dos sólidos geométricos em papel cartão. Os sólidos construídos foram: cubo, paralelepípedo, pirâmide de base triangular, octaedro, dodecaedro e icosaedro. Com os sólidos construídos foram feitos os estudos sobre vértice, aresta, face, corpos redondos, poliedros, planificação dos sólidos, região plana e contorno, com o auxílio da apostila montada pela professora.
Com os sólidos em mãos os alunos preencheram as seguintes fichas:
Após todos os estudos para reconhecer as regiões planas fomos trabalhar com o tangram. Quebra-cabeça de origem chinesa composto de figuras que representam regiões planas.
Nessa fase, foram usados os laptops, os alunos pesquisaram a origem e as várias figuras que se pode montar com as peças do tangram, escolheram a que mais gostaram para montar em papel cartão e confeccionar um quadro.
Depois os alunos foram jogar o quebra-cabeça do tangram on-line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário