"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sequência Numérica

 

Sequência Didática

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Estudo das Formas Geométricas

Série: 6º Ano

Objetivo:

• Distinguir figuras planas de não-planas, descrevendo algumas de suas características e estabelecendo relações entre elas.

• Classificar figuras não planas segundo critérios diversos, como: corpos redondos e poliedros; prismas; pirâmide e outros poliedros.

• Identificar e quantificar elementos de um poliedro: faces, vértices e arestas.

• Reconhecer a forma planificada dos sólidos geométricos.

• Classificar os contornos e as regiões planas.

O estudo do assunto começou com a construção dos sólidos geométricos em papel cartão. Os sólidos construídos foram: cubo, paralelepípedo, pirâmide de base triangular, octaedro, dodecaedro e icosaedro. Com os sólidos construídos foram feitos os estudos sobre vértice, aresta, face, corpos redondos, poliedros, planificação dos sólidos, região plana e contorno, com o auxílio da apostila montada pela professora.

Com os sólidos em mãos os alunos preencheram as seguintes fichas:

Nome do Sólido: ___________

Número de Faces: _____clip_image002

Número de arestas: ____

Número de Vértices: ___

Objeto conhecido que tem essa forma: _______________________________

Nome do Sólido: ____________

Número de Faces: ______clip_image004

Número de arestas: ____

Número de Vértices: ____

Objeto conhecido que tem essa forma: _______________________________

Nome do Sólido: ____________

Número de Faces: ______

Número de arestas: _____clip_image006

Número de Vértices: _____

Objeto conhecido que tem essa forma: ______________________________

Nome do Sólido: _____________

Número de Faces: ______

Número de arestas: ____clip_image008

Número de Vértices: _____

Objeto conhecido que tem essa forma: _______________________________

Nome do Sólido: ______________

Número de Faces: ______

Número de arestas: ____clip_image009

Número de Vértices: ____

Objeto conhecido que tem essa forma: _______________________________

Nome do Sólido: ________________ clip_image010

Número de Faces: _____

Número de arestas: ____

Número de Vértices: ____

Objeto conhecido que tem essa forma: _______________________________

Após todos os estudos para reconhecer as regiões planas fomos trabalhar com o tangram. Quebra-cabeça de origem chinesa composto de figuras que representam regiões planas.

Nessa fase, foram usados os laptops, os alunos pesquisaram a origem e as várias figuras que se pode montar com as peças do tangram, escolheram a que mais gostaram para montar em papel cartão e confeccionar um quadro.

 
   
clip_image015

clip_image012


 

clip_image002[4]

 

 

Depois os alunos foram jogar o quebra-cabeça do tangram on-line.

 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário