EMEIEF “FRANCISCO SECCHIN”
PLANO DE AULA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TEMA: POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL
TURMA: 8°A
TURNO: MATUTINO
PROFESSORA BIDOCENTE: LINÉIA DOMINGOS (Em colaboração com a Professora de Geografia, Alcidinéia Francischetto)
PRAZO: 03 (TRÊS) AULAS
1. OJETIVOS:
1.1. Identificar a localização geográfica do Brasil no mapa mundi.
1.2. Conhecer as dimensões do Brasil quanto ao tamanho do território, além das extremidades no sentido leste-oeste e norte-sul.
1.3. Classificar os diferentes fusos horários que ocorrem no Brasil e entender que isso acontece em razão das dimensões continentais que o país possui.
1.4. Analisar as principais formas de regionalização do território brasileiro e seus aspectos (naturais, econômicos, populacionais, climáticos etc.).
2. CONTEÚDOS:
2.1. A localização de um país no espaço geográfico mundial.
2.2. A posição geográfica planetária do Brasil.
2.3. A dimensão territorial do Brasil.
2.4. Fusos horários brasileiros / primeiro fuso / segundo fuso / terceiro fuso.
2.5. Divisão regional.
2.6. Regiões brasileiras.
2.7. Os complexos regionais.
2.8. Complexo regional da Amazônia.
2.9. Complexo regional do Nordeste.
2.10. Complexo regional do Centro-Sul.
3. METODOLOGIA:
3.1. Pesquisar mapas na internet usando o “laptop”,observação de mapas das regiões brasileiras durante a aula expondo a localização das mesmas, além de relembrá-los sempre sobre quais são os Estados que as compõe.
3.2. Análise de dados obtidos a partir de pesquisas sobre os aspectos particulares das regiões como: relevo, clima, vegetação, hidrografia, população, economia, entre outros.
3.3. Aula expositiva sobre o tema (cultura, culinária, economia etc.).
4. RECURSOS DIDÁTICOS:
- Laptops e internet para pesquisar página do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informações oficiais sobre as regiões brasileiras, com destaque para as questões sociais, tais como desemprego, renda, violência, qualidade de vida e muitos outros.
- Método de fixação: exercícios de fixação, leitura compartilhada dos textos do livro didático, desenhar manualmente os mapas das regiões brasileiras.
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