"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL

EMEIEF “FRANCISCO SECCHIN”

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TEMA: POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL

TURMA: 8°A

TURNO: MATUTINO

PROFESSORA BIDOCENTE: LINÉIA DOMINGOS (Em colaboração com a Professora de Geografia, Alcidinéia Francischetto)

PRAZO: 03 (TRÊS) AULAS

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1. OJETIVOS:

1.1. Identificar a localização geográfica do Brasil no mapa mundi.

1.2. Conhecer as dimensões do Brasil quanto ao tamanho do território, além das extremidades no sentido leste-oeste e norte-sul.

1.3. Classificar os diferentes fusos horários que ocorrem no Brasil e entender que isso acontece em razão das dimensões continentais que o país possui.

1.4. Analisar as principais formas de regionalização do território brasileiro e seus aspectos (naturais, econômicos, populacionais, climáticos etc.).

2. CONTEÚDOS:

2.1. A localização de um país no espaço geográfico mundial.

2.2. A posição geográfica planetária do Brasil.

2.3. A dimensão territorial do Brasil.

2.4. Fusos horários brasileiros / primeiro fuso / segundo fuso / terceiro fuso. 
2.5. Divisão regional.

2.6. Regiões brasileiras.

2.7. Os complexos regionais.

2.8. Complexo regional da Amazônia.

2.9. Complexo regional do Nordeste.

2.10. Complexo regional do Centro-Sul.

3. METODOLOGIA:

3.1. Pesquisar mapas na internet usando o “laptop”,observação de mapas das regiões brasileiras durante a aula expondo a localização das mesmas, além de relembrá-los sempre sobre quais são os Estados que as compõe.

3.2. Análise de dados obtidos a partir de pesquisas sobre os aspectos particulares das regiões como: relevo, clima, vegetação, hidrografia, população, economia, entre outros.

3.3. Aula expositiva sobre o tema (cultura, culinária, economia etc.).

4. RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Laptops e internet para pesquisar página do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informações oficiais sobre as regiões brasileiras, com destaque para as questões sociais, tais como desemprego, renda, violência, qualidade de vida e muitos outros.
  • Método de fixação: exercícios de fixação, leitura compartilhada dos textos do livro didático, desenhar manualmente os mapas das regiões brasileiras.
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