Plano de aula meio ambiente
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental
“Francisco Secchim”
Professora: Joziane Favero Lima
Turma: 4°ano turno
Componente Curricular: Língua Portuguesa, Ciências, Artes
Duração: 4h aulas.
- TEMA: Meio ambiente.
- JUSTIFICATIVA :
Sabemos que o processo de aprendizagem da criança é influenciado por um amplo campo de relações e pelas experiências sócio-históricas do mundo criado pelos adultos que se prolonga por toda a vida. Portanto, o professor deverá proporcionar à criança através de atividades lúdicas envolvendo os conteúdos em estudo a construção das competências que favoreçam o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.
- COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
Estimular e incentivar cada nova descoberta do aluno, proporcionando a participação em experiências criativas, individuais ou coletivas; • Proporcionar situações de aprendizagem, que favoreça a interação do aluno com a realidade com as quais convive no seu cotidiano; • Compreender a importância das atitudes individuais e coletivas para a preservação e conservação do meio ambiente.
- OBJETIVOS:
Integrar o aluno nas atividades em grupo; • Desenvolver a capacidade de atenção e concentração; • Assistir o vídeo sobre o “Meio ambiente”; Produzir texto no kword; Criar desenhos sobre o meio ambiente (Tux Paint) • Recortar e colar figuras que fazem parte do meio ambiente; • Ouvir histórias educativas e infantis, narradas pelo professor; • Pintar objetos e animais diferentes; • Compreender a importância da preservação do meio ambiente em nossa vida, após desenvolver as atividades propostas neste Plano de Aula;
- METODOLOGIAS:
Iniciar a aula cantando a música ”Xote Escológico”; • Abordar o tema “Meio ambiente”, conversando sobre o assunto com a turma, respeitando suas experiências prévias; • Colocar os alunos sentadas no tapete e assistir o vídeo sobre o meio ambiente; • Conversar com os alunos sobre o vídeo, observando a capacidade de interpretação de cada uma; produção textual e desenho sobre o meio ambiente utilizando os laptps • Recortar, colar e montar brinquedos com material de sucatas; • Passeio ao redor da escola, observando as plantas e os animais;
- RECURSOS:
Cds; • DVD • Vídeo; • Fitas •laptops, Livros Infantis; • Cartolina; • Cola; • Tesoura sem ponta; • Tinta guache; • Pincel; • Revistas e jornais; • Papel Sulfit; • Lápis de cor; • Fita adesiva;
- AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante o desenvolvimento das atividades propostas individual e coletiva, será observado o desempenho das crianças, a participação registrando os avanços da turma, de uma forma gera
Nenhum comentário:
Postar um comentário