"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Plano de aula Educação Física

PLANO DE AULA
Dados
Escola: EMEEIEF “FRANCISCO SECCHIM

Professores:Ivoni Mª Camatta Bianchi e Luciene Pereira
Duração da atividade: 50 minutos

Turma: 6º ano

Conteúdos: regras, paciência, autocontrole, entretenimento lúdico.
Disciplinas envolvidas: Educação Física e História

Objetivos
Objetivo Geral
· Dominar as regras inerentes ao movimento das peças de xadrez (rei e dama) e as características do tabuleiro.
Objetivos específicos:
· Conhecer a lenda do xadrez.
· Identificar as características do tabuleiro de xadrez (linhas, colunas e diagonais).
· Aprender a posição inicial das peças no jogo de xadrez.
· Aprender as regras de movimento do rei e da dama.
· Conhecer o xeque-mate de rei e dama no rei adversário.
Metodologia
1. Inicialmente, a classe deve estar disposta em cadeiras individuais, sem o contato com os jogos, de modo que todos estejam atentos para a exposição das normas pelo instrutor de xadrez. Será feita a explanação sobre a lenda mais aceita do xadrez.
2. É importante que se faça uma pequena exposição sobre os aspectos históricos na evolução de cada peça do xadrez ocidental.
3. Após o relato sobre a lenda e das normas de andamento das aulas, faz-se necessário a utilização dos laptops para que os alunos tenham acesso ao programa.

4. Agora, então, demonstram-se os movimentos das peças: rei e dama. Imediatamente, mostra-se como efetuar o xeque-mate com rei e dama no rei adversário. O exercício deve ser realizado entre o aluno e o programa.
5. Para encerrar, chame a atenção dos alunos novamente e faça uma breve demonstração dos movimentos do bispo e torre.
Recursos
· Quadro de giz.

· Tabuleiro mural de xadrez, para explicar as regras do jogo.

.Laptops
· Avaliação
Como critérios serão considerados: o desempenho do aluno na prática das regras, seu empenho em participar dos exercícios propostos e suas atitudes de reconhecimento da importância da diversidade em sala de aula através da ilustração de si e do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário