"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PLANO DE AULA HISTÓRIA DO BRASIL

EMEIEF “FRANCISCO SECCHIN”

PLANO DE AULA

PROFESSOR: PAULO AFONSO SOARES

TURNO: VESPERTINO

TURMA: 8° A

PERÍODO: 03 AULAS

1 OBJETIVOS

Conhecer as razões externas que levaram ao fim do Império no Brasil.

1.1 Conhecer algumas das razões internas que contribuíram para a queda da monarquia:

a) movimento republicano

b) conflitos do governo imperial com a Igreja e o Exército

c) o movimento abolicionista.

2 ESTRATÉGIAS

1ª AULA

2.1 Aulas expositivas, dialogar com os alunos sobre os diversos fatores que levaram à queda da monarquia, assinalando as questões mais importantes, utilizando-se, dos “lap top” para pesquisas na internet.

2.2 Dividindo os alunos em grupos, devendo cada grupo pesquisar no livro didático e na interner os fatos históricos que, levaram à crise do Império.

2ª AULA

2.3 Distribuição de textos sobre os fatos históricos para cada grupo, garantindo que cada um dos grupos trate do que é realmente importante. Solicitar a leitura dos textos e prepararem para um pré-debate.

2.4 Após a leitura e preparação dos grupos, sortear a ordem de apresentação e o tempo que cada grupo disporá. Se necessário, complementar as falas dos alunos.

3. Fazer uma competição entre a turma. Dividir os alunos em duas grandes equipes e fazer perguntas sobre o conteúdo estudado. Vence a equipe que responder o maior número de perguntas corretamente.

3ª AULA Dividir a turma em novos grupos e solicitar que formulem mapas conceituais sobre os fatos estudados. Depois de prontos, os mapas serão expostos na.

3.1 Para estabelecer relações entre passado e presente, discuta com os alunos quais problemas atuais podem ser considerados como uma continuidade dos problemas existentes no final do Império. É importante que não sejam problemas aleatórios, mas sim questões que se relacionem efetivamente ao que foi estudado, como, por exemplo, a propriedade da terra ou o preconceito racial.

3.2 Avaliação das aulas/aprendizado: Cada grupo terá o prazo de 5 minutos para a avaliação, em seguida o professor fará as considerações finais.

clip_image002

clip_image004

clip_image006

clip_image008

clip_image010

Nenhum comentário:

Postar um comentário