EMEIEF “FRANCISCO SECCHIN”
PLANO DE AULA
PROFESSOR: PAULO AFONSO SOARES
TURNO: VESPERTINO
TURMA: 8° A
PERÍODO: 03 AULAS
1 OBJETIVOS
Conhecer as razões externas que levaram ao fim do Império no Brasil.
1.1 Conhecer algumas das razões internas que contribuíram para a queda da monarquia:
a) movimento republicano
b) conflitos do governo imperial com a Igreja e o Exército
c) o movimento abolicionista.
2 ESTRATÉGIAS
1ª AULA
2.1 Aulas expositivas, dialogar com os alunos sobre os diversos fatores que levaram à queda da monarquia, assinalando as questões mais importantes, utilizando-se, dos “lap top” para pesquisas na internet.
2.2 Dividindo os alunos em grupos, devendo cada grupo pesquisar no livro didático e na interner os fatos históricos que, levaram à crise do Império.
2ª AULA
2.3 Distribuição de textos sobre os fatos históricos para cada grupo, garantindo que cada um dos grupos trate do que é realmente importante. Solicitar a leitura dos textos e prepararem para um pré-debate.
2.4 Após a leitura e preparação dos grupos, sortear a ordem de apresentação e o tempo que cada grupo disporá. Se necessário, complementar as falas dos alunos.
3. Fazer uma competição entre a turma. Dividir os alunos em duas grandes equipes e fazer perguntas sobre o conteúdo estudado. Vence a equipe que responder o maior número de perguntas corretamente.
3ª AULA Dividir a turma em novos grupos e solicitar que formulem mapas conceituais sobre os fatos estudados. Depois de prontos, os mapas serão expostos na.
3.1 Para estabelecer relações entre passado e presente, discuta com os alunos quais problemas atuais podem ser considerados como uma continuidade dos problemas existentes no final do Império. É importante que não sejam problemas aleatórios, mas sim questões que se relacionem efetivamente ao que foi estudado, como, por exemplo, a propriedade da terra ou o preconceito racial.
3.2 Avaliação das aulas/aprendizado: Cada grupo terá o prazo de 5 minutos para a avaliação, em seguida o professor fará as considerações finais.
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