"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PLANO DE AULA: SERES VIVOS


PROFESSORA: Jaquiceli Darós Machado Cesconetto
TURMA: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.
TURNO: Matutino
TEMA: Seres Vivos

JUSTIFICATIVA
É importante que a criança aprenda de forma contextualizada, interdisciplinar e transdisciplinar, desde que seja respeitada a sua faixa etária. Nesse sentido, propomos introduzir o estudo da letra S a partir da palavra SERES e redimensioná-la como tema, para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os seres vivos e não-vivos na natureza, a fim de que estes que se tornem instrumentos facilitadores no processo de alfabetização e letramento das crianças.

OBJETIVOS
Propiciar situações na sala de aula para:
·         Introduzir, trabalhar e consolidar a letra S ( grafema / fonema);
·         Valorizar o meio ambiente;
·         Identificar -se como parte integrante do meio ambiente;
·         Preservar a natureza por si próprio e para outras gerações;

DESENVOLVIMENTO
Atividades envolvendo:
·         Coordenação motora grossa e fina;
·         Conceitos básicos;
·         Percepção visual e auditiva;
·         Noções de quantidade e escrita dos números de 0 a 9;
·         Recitações de poesias;
·         Entonação, ritmo e dramatização a partir de músicas;
·         Seqüência lógica;
·         Leitura de imagens seguidas de interpretação coletiva;
·         Relação espaço – tempo;
·         Rodas de conversa( interdisciplinaridade e transversalidade): seres vivos e seres não vivos, o meio ambiente, recursos naturais, as plantas, os animais, o homem como parte integrante do meio ambiente etc...
·         Uso dos laptops para desenhos no tux paint;
·         Uso dos laptops para jogos do alfabeto e dos números, entre outros;

CULMINANCIA E AVALIAÇÂO
Avaliação se da forma continua com o desenvolvimento das crianças em cada área.
Realização de peça teatral sobre o meio ambiente e os seres vivos e não vivos;





Nenhum comentário:

Postar um comentário