PROFESSORA: Jaquiceli Darós Machado Cesconetto
TURMA: 1º e 2º períodos da Educação Infantil.
TURNO: Matutino
TEMA: Seres Vivos
JUSTIFICATIVA
É importante que a criança aprenda de forma contextualizada, interdisciplinar e transdisciplinar, desde que seja respeitada a sua faixa etária. Nesse sentido, propomos introduzir o estudo da letra S a partir da palavra SERES e redimensioná-la como tema, para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os seres vivos e não-vivos na natureza, a fim de que estes que se tornem instrumentos facilitadores no processo de alfabetização e letramento das crianças.
OBJETIVOS
Propiciar situações na sala de aula para:
· Introduzir, trabalhar e consolidar a letra S ( grafema / fonema);
· Valorizar o meio ambiente;
· Identificar -se como parte integrante do meio ambiente;
· Preservar a natureza por si próprio e para outras gerações;
DESENVOLVIMENTO
Atividades envolvendo:
· Coordenação motora grossa e fina;
· Conceitos básicos;
· Percepção visual e auditiva;
· Noções de quantidade e escrita dos números de 0 a 9;
· Recitações de poesias;
· Entonação, ritmo e dramatização a partir de músicas;
· Seqüência lógica;
· Leitura de imagens seguidas de interpretação coletiva;
· Relação espaço – tempo;
· Rodas de conversa( interdisciplinaridade e transversalidade): seres vivos e seres não vivos, o meio ambiente, recursos naturais, as plantas, os animais, o homem como parte integrante do meio ambiente etc...
· Uso dos laptops para desenhos no tux paint;
· Uso dos laptops para jogos do alfabeto e dos números, entre outros;
CULMINANCIA E AVALIAÇÂO
Avaliação se da forma continua com o desenvolvimento das crianças em cada área.
Realização de peça teatral sobre o meio ambiente e os seres vivos e não vivos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário