"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jogo da memória

EMEIEF “FRANCISCO SECCHIM”

PROFESSORA: VANDERLEIA CALEGARI VENTORIM

Jogo da memória

Objetivos

Compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas- Conhecer as regras do jogo da memória

Ano: 3 a 5 anos

Tempo estimado

Mínimo de quinze minutos e máximo de 30 minutos para cada situação de aprendizagem

Material necessário:

Foi utilizado o jogo da memória confeccionado com papel cartão, imagens de crianças para uma memorização de como jogar e depois usaram os laptops fazendo o uso do mesmo jogo virtual.

Avaliação:

Devem-se criar pautas de observação para analisar as diferentes maneiras como as crianças jogam eo grau de envolvimento de cada uma delas. A partir da análise das pautas o educador pode fazer osajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo, com isso propor novos desafios e variações.

Levar outros jogos que as crianças já conheçam (ex. quebra cabeça, jogos de montar,) e organizar grupos de crianças para jogá-los. Caso haja mais de uma educadora na turma, uma pode dar apoio aos grupos que estiverem jogando os jogos já conhecidos, enquanto a outra fica na mesa do jogo da memória. Caso não haja outra educadora, organizar primeiro os grupos que jogarão os jogos já conhecidos. Deixar que as crianças joguem sem fazer intervenções sistemáticas nas jogadas de cada uma. A educadora pode ser uma das participantes do jogo e servir como modelo para as crianças. Promover rodízio das crianças para que a maioria jogue todos os jogos. Com o uso dos laptops é o mesmo as crianças precisam de apoio dos educadores para conseguir realizar os jogos e em outras atividades é a mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário