"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

As grandes paisagens naturais do nordeste

PLANO DE AULA
PROFESSORA: Ana Lúcia Darós Calegari
TURMAS: 7° anos
ANO LETIVO: 2011
TEMA / CONTEÚDO: As grandes paisagens naturais do nordeste.
OBJETIVOS:
* Descrever e localizar as principais unidades de relevo do nordeste;
* Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região nordeste;
* Estabelecer relações entre a presença de rios temporários e o clima semi-árido;
* Identificar os fatores que influenciam nos tipos de clima da região nordeste;
* Caracterizar os tipos de clima da região;
* Identificar e localiza\ar os principais tipos de vegetação;
ESTRATÉGIAS:
* Aula expositiva dialogada;
* Leitura dirigida de diferentes textos informativos;
* Elaboração e interpretação de mapas e gráficos;
* Uso dos LAPTOPS, para pesquisa e digitação dos trabalhos;
* Resolução de exercícios;
DESENVOLVIMENTO:
1º) Ao término da exposição do conteúdo, o professor poderá se utilizar de um caso ou problema real ou fictícios para que os alunos se posicionem em relação ao assunto.
2º)exposto o problema oralmente ou passado por escrito, os alunos, reunidos em grupos, discutirão o conteúdo e apresentarão suas sugestões e conclusões, usando – se também das pesquisas na internet;
3º) O professor coordenará as exposições e fará síntese do estudo.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem é um processo que se desenvolve gradativamente em etapas sucessivas, tornando-se mais complexa à medida que as atividades são executadas e o nível de maturidade dos alunos se amplia.
Avaliar-se cada uma dessas etapas foi vencida é fundamental para iniciar a etapa seguinte. Em outras palavras deixar de avaliar ou saltar etapas com o objetivo de acelerar a aprendizagem pode comprometer todo o processo.
A partir dessas observações iniciais, deve-se entender a avaliação como um dos componentes mais importantes do processo ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário