"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Projeto Horta Escolar

EMEIEF “FRANCISCO SECCHIN”

PLANO DE AULA “HORTA ESCOLAR”

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

PROFESSORA: CARMEN AUGUSTA CAMPOS

TURMA: 3° AO 5º ANO

PERÍODO: 04/04 a 30/08/2. 011

1- OBJETIVOS

1.1. Pesquisar na internet usando os “laptops”, a melhor época de plantio de verduras e legumes

1.2. Ajudar a cuidar da horta da escola

1.3. Observar o desenvolvimento de um ser vivo.

1.4. Valorizar o meio ambiente.

.
PRAZO DE EXECUÇÃO

Depende do que será plantado.

MATERIAL NECESSÁRIO

Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco.
DESENVOLVIMENTO
Antes de começar, verifique a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.

1ª ETAPA

Pergunte quem conhece uma horta. Para que serve? Conte que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água.
2ª ETAPA

Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas - delas podem surgir boas idéias para receitas. Leve as crianças ao refeitório e mostre alguns vegetais. Alerte para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.
3ª ETAPA

A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar.

4ª ETAPA

Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.

5ª ETAPA

Hora da colheita. Na cozinha, as crianças podem lavar as plantas.

6ª AVALIAÇÃO

Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com as plantas.

clip_image002

clip_image004

Nenhum comentário:

Postar um comentário