"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Projeto Plantas

PLANO DE AULA

E.M.E.I.E.F.'' FRANCISCO SECCHIM''

PROFESSORA :SÔNIA MARIA PAVANE CEZÁR GUTTER

PERÍODO :1º E 2º DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO PLANTAS

JUSTIFICATIVA:
No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto das "verduras e legumes, plantado por si próprio”, vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, as aulas de Ciências poderão ocorrer aliando teoria e prática.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
A partir da história “João Pé de Feijão” plantamos e cultivamos nosso feijão, e fizemos grandes descobertas com sua geminação.
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Quais são as partes das plantas?
Porque elas têm raízes?
O que elas comem?
Elas tomam água?
Como elas crescem?
OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
 Pesquisar em livros, , revistas e jornais, formas e cores trabalhadas no projeto;
 Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
 Expressar-se;
 Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;
MATEMÁTICA:
 Seqüenciar fatos;
 Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
 Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc 1

NATUREZA E SOCIEDADE:
 Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
 Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
 Caracterização dos vegetais e preservação do meio ambiente;
 Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto);
 Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
 Contato com pequenos animais e plantas;
 Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.
ARTES VISUAIS:
 Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
 Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
 Manipular sementes para colagens;
 Dramatizar trechos dos contos de fadas;
 Iniciar recortes livres com tesoura;
 Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
SÓCIO AFETIVO:
 Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
 Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
 Ouvir os que os colegas têm para falar;
 Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
 Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
 Conhecer regras de sociedade;
 Utilizar linguagem cordial nas diferentes situações; 16 mar Luzimara
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
 Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
 Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
 Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
 Locomover-se pela escola com mobilidade;
 Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
Pequenos Movimentos:
 Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
 Modelar livremente com massinhas e argila;
 Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.
MÚSICA:
 Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
 Participar
ATIVIDADES PREVISTAS:
- Plantar Feijão;
-Observar o crescimento das plantas;
- Conhecer vegetais;
- Escutar história

- Pesquisar na internet, vários tipos de plantas, com suas utilidades,usando o tux paint, para montar pequenas paisagens

clip_image002

clip_image004

clip_image006

clip_image007

clip_image009

Um comentário:

  1. PLANO DE AULA
    PROFESSORA: Ana Lúcia Darós Calegari
    TURMAS: 7° anos
    ANO LETIVO: 2011
    TEMA / CONTEÚDO: As grandes paisagens naturais do nordeste.
    OBJETIVOS:
    Descrever e localizar as principais unidades de relevo do nordeste;
    Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região nordeste;
    Estabelecer relações entre a presença de rios temporários e o clima semi-árido;
    Identificar os fatores que influenciam nos tipos de clima da região nordeste;
    Caracterizar os tipos de clima da região;
    Identificar e localiza\ar os principais tipos de vegetação;
    ESTRATÉGIAS:
    Aula expositiva dialogada;
    Leitura dirigida de diferentes textos informativos;
    Elaboração e interpretação de mapas e gráficos;
    Uso dos LAPTOPS, para pesquisa e digitação dos trabalhos;
    Resolução de exercícios;
    DESENVOLVIMENTO:
    1º) Ao término da exposição do conteúdo, o professor poderá se utilizar de um caso ou problema real ou fictícios para que os alunos se posicionem em relação ao assunto.
    2º)exposto o problema oralmente ou passado por escrito, os alunos, reunidos em grupos, discutirão o conteúdo e apresentarão suas sugestões e conclusões, usando – se também das pesquisas na internet;
    3º) O professor coordenará as exposições e fará síntese do estudo.

    AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
    A aprendizagem é um processo que se desenvolve gradativamente em etapas sucessivas, tornando-se mais complexa à medida que as atividades são executadas e o nível de maturidade dos alunos se amplia.
    Avaliar-se cada uma dessas etapas foi vencida é fundamental para iniciar a etapa seguinte. Em outras palavras deixar de avaliar ou saltar etapas com o objetivo de acelerar a aprendizagem pode comprometer todo o processo.
    A partir dessas observações iniciais, deve-se entender a avaliação como um dos componentes mais importantes do processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir