PLANO DE AULA
E.M.E.I.E.F.'' FRANCISCO SECCHIM''
PROFESSORA :SÔNIA MARIA PAVANE CEZÁR GUTTER
PERÍODO :1º E 2º DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO PLANTAS
JUSTIFICATIVA:
No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto das "verduras e legumes, plantado por si próprio”, vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, as aulas de Ciências poderão ocorrer aliando teoria e prática.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
A partir da história “João Pé de Feijão” plantamos e cultivamos nosso feijão, e fizemos grandes descobertas com sua geminação.
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Quais são as partes das plantas?
Porque elas têm raízes?
O que elas comem?
Elas tomam água?
Como elas crescem?
OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Pesquisar em livros, , revistas e jornais, formas e cores trabalhadas no projeto;
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Expressar-se;
Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;
MATEMÁTICA:
Seqüenciar fatos;
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc 1
NATUREZA E SOCIEDADE:
Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
Caracterização dos vegetais e preservação do meio ambiente;
Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto);
Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
Contato com pequenos animais e plantas;
Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.
ARTES VISUAIS:
Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
Manipular sementes para colagens;
Dramatizar trechos dos contos de fadas;
Iniciar recortes livres com tesoura;
Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
SÓCIO AFETIVO:
Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
Ouvir os que os colegas têm para falar;
Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
Conhecer regras de sociedade;
Utilizar linguagem cordial nas diferentes situações; 16 mar Luzimara
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
Locomover-se pela escola com mobilidade;
Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
Pequenos Movimentos:
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
Modelar livremente com massinhas e argila;
Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.
MÚSICA:
Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participar
ATIVIDADES PREVISTAS:
- Plantar Feijão;
-Observar o crescimento das plantas;
- Conhecer vegetais;
- Escutar história
- Pesquisar na internet, vários tipos de plantas, com suas utilidades,usando o tux paint, para montar pequenas paisagens
PLANO DE AULA
ResponderExcluirPROFESSORA: Ana Lúcia Darós Calegari
TURMAS: 7° anos
ANO LETIVO: 2011
TEMA / CONTEÚDO: As grandes paisagens naturais do nordeste.
OBJETIVOS:
Descrever e localizar as principais unidades de relevo do nordeste;
Identificar e localizar as principais bacias hidrográficas da região nordeste;
Estabelecer relações entre a presença de rios temporários e o clima semi-árido;
Identificar os fatores que influenciam nos tipos de clima da região nordeste;
Caracterizar os tipos de clima da região;
Identificar e localiza\ar os principais tipos de vegetação;
ESTRATÉGIAS:
Aula expositiva dialogada;
Leitura dirigida de diferentes textos informativos;
Elaboração e interpretação de mapas e gráficos;
Uso dos LAPTOPS, para pesquisa e digitação dos trabalhos;
Resolução de exercícios;
DESENVOLVIMENTO:
1º) Ao término da exposição do conteúdo, o professor poderá se utilizar de um caso ou problema real ou fictícios para que os alunos se posicionem em relação ao assunto.
2º)exposto o problema oralmente ou passado por escrito, os alunos, reunidos em grupos, discutirão o conteúdo e apresentarão suas sugestões e conclusões, usando – se também das pesquisas na internet;
3º) O professor coordenará as exposições e fará síntese do estudo.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem é um processo que se desenvolve gradativamente em etapas sucessivas, tornando-se mais complexa à medida que as atividades são executadas e o nível de maturidade dos alunos se amplia.
Avaliar-se cada uma dessas etapas foi vencida é fundamental para iniciar a etapa seguinte. Em outras palavras deixar de avaliar ou saltar etapas com o objetivo de acelerar a aprendizagem pode comprometer todo o processo.
A partir dessas observações iniciais, deve-se entender a avaliação como um dos componentes mais importantes do processo ensino-aprendizagem.