"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Clima e Tempo Atmosférico

EMEIEF “Francisco Secchim”

Plano de Aula

Tema: Clima e Tempo Atmosférico.

Professora: Rozilania Patricia Galvão.

Turma: 6ª Série do Ensino Fundamental

Objetivos

O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, descrever e produzir gráficos de climograma. Também será capaz de associar os dados à dinâmica ambiental e ao aproveitamento econômico. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:

1) Construir um climograma, representando as variações de temperatura e precipitação;

2) Analisar um climograma, descrevendo a distribuição das temperaturas e das precipitações;

3) Associar a dinâmica climática com atividades econômicas determinadas, principalmente turismo e agropecuária;

4) Compreender que as variações de temperatura, umidade e precipitação anuais estão relacionadas com o preço de alguns produtos (leite, frutas, carne, etc.);

5) Compreender a relação entre as estações do ano e o deslocamento de populações (humanas e animais);

6) Perceber a relação entre as estações do ano e a sua própria realidade local (Quando chove mais? Existem deslizamentos de terra? Quando determinadas árvores e plantas, características do lugar, florescem ou dão frutos? Algumas doenças aumentam ou diminuem o número de casos em alguma estação do ano? Etc.).

Estratégia

1) Propor a confecção de climogramas de diferentes climas, latitudes e hemisférios (norte e sul);

2) Ler os climogramas e procurar descrever as variações de temperatura e precipitação (ex.: verão seco, inverno chuvoso, total pluviométrico anual, média máxima, média mínima, amplitude térmica, etc.);

3) Pesquisar na internet com uso dos laptops, jornais e revistas situações opostas, levando em conta informações turísticas. Por exemplo: em qual estação do ano a Áustria recebe mais turistas para esquiar na neve ou em qual estação do ano as praias do sul do Brasil recebem maior número de turistas;

4) Pesquisar, no seu estado, com uso do laptops auxiliados com a internet , jornais, e entrevistas quando (quais meses ou estações do ano) ocorrem os principais plantios e colheitas e se provocam deslocamentos de pessoas.

Desenvolvimento da atividade:

1) Dividir a sala em grupos e propor a criação de um folheto ressaltando as qualidades do clima local, com o objetivo de atrair turistas e/ou investimentos;

2) Fazer uma competição entre os diferentes folhetos;

3) Expor os diferentes climogramas e as paisagens naturais associadas a cada um deles.

clip_image002

clip_image004

clip_image006

clip_image008

Nenhum comentário:

Postar um comentário