"Conectar computadores é um trabalho, conectar pessoas é uma arte"
(Eckart Wintzen)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fórun de interação

Queridos cursist@s e professores ......  


 Este fórun está sendo criado como espaço de interação e colaboração entre todos vocês professores da "EMEIEF Francisco Secchin", para que possam postar suas experiências e expectativas ao utilizarem os classmates em suas atividades diárias de sala de aula.

 Fiquem a vontade para colocaram todos os pontos positivos e negativos da utilização do laptops bem como sugestões e opiniões.


Destaquem as oportunidades que acreditam ser necessárias para que o professor desenvolva competências e para guiá-lo no uso dos laptops  na educação. É importante que vocês justifiquem seu posicionamento e discutam o tema com seus colegas.

Sejam breve em suas colocações, o mais importante não é a extensão do que escrevem, mas a fundamentação de seus argumentos e a interação com seus colegas.


O fórum se fortalece com a presença de todos e você fortalece sua avaliação. Uma boa conversa!! 

Giovana

20 comentários:

  1. O uso do laptop na escola se tornou fundamental para o processo de aprendizagem entre os alunos. Eles possuem total interesse em utilizar, conhecer, aprender, o que se apresenta como um aspecto positivo, até por que, a escola está situada no interior da cidade de Nova Venécia e as crianças não tinham acesso a esta nova tecnologia e ainda com a utilização da internet. O laptop se tornou novidade, pois as aulas são mais prazerosas. Já em aspecto negativo, podemos ressaltar as dificuldades de acesso à internet (sinal).

    ResponderExcluir
  2. Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.

    Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.

    Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.

    Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio.


    O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.

    Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.

    Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.

    Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio.


    O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Transformar uma sala de aula tradicional em um ambiente multimídia só produz os resultados esperados – alunos que aprendem mais e melhor – quando, em paralelo, acontece o mais importante: investir no professor, investir no professor, investir no professor
    O uso das novas tecnologias educacionais na sala de aula está, hoje, num momento de profunda avaliação. Foi-se o tempo em que se comprava tecnologia por tecnologia; educação, algo fundamental para o crescimento e o amadurecimento de um país, não pode ficar nas mãos do mercado. Em todas as regiões do Brasil há, hoje, educadores e pesquisadores tentando mapear o quanto, de fato, o uso dessas soluções está ajudando o aluno a aprender mais e melhor, com menos problemas de comportamento, menos evasão escolar.  Isso vale para a rede pública de ensino e para a rede privada; isso vale para universidades e cursos profissionalizantes ou técnicos. Aprender é um trabalho duro que pode ou não ser facilitado pelo uso dessas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  5. A tecnologia é um recurso presente no dia-a- dia do individuo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida, trazendo vários benefícios para a sua vida ao mesmo tempo que questiona como a escola como tem assimilado essa evolução tecnológica. Onde a
    mesma dever preparar seus alunos para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento . Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento.
    o ensino torna-se mais atrativo e interessante para o aluno, como o caso do hipertexto que permite o mesmo a construir uma rede de conhecimentos gerando uma aprendizagem significativa e produtiva na sua vida. Mas é preciso que os professores fiquem atentos para essas mudanças procurando aprimorar seus conhecimentos para fazer um uso significativo dessa ferramenta .

    ResponderExcluir
  6. A importância do Computador na Escola
    O computador na escola, hoje em dia, vem se tornando algo polêmico. Ao mesmo tempo que ele é um grande auxílio para tornar as aulas mais produtivas e interessantes, os professores não estão preparados para "encará-lo". É preciso que exista uma mudança de postura tanto do professor, como do aluno. O professor deve ser um mediador, um articulador entre o computador e o aluno e este, deve ir além de simples pesquisas copiadas e a busca de sites "legais". Deve ser despertada a curiosidade para ir além.


    Uma das grandes resistências dos professores é a alegação de que os alunos, em sua maioria, não possuem computador e a escola não tem oferecido as condições necessárias para a implantação e manutenção do mesmo. No meio de toda esta discussão existem, segundo José Armando Valente, duas visões que norteiam este processo: uma visão cética- que não acredita que informática escolar seja o caminho, pois pelas dificuldades apresentadas acreditam não dará certo. A outra, uma visão otimista- a informática escolar torna o processo de aprendizagem e a escola um lugar motivador e interessante, uma vez que o método utilizado em grande parte das nossas escolas, ainda do séc XVIII, não é mais compatível com o avanço tecnológico pelo qual passamos.
    o projeto UCA na escola esta sendo uma ferramneta muito importante no processo ensino-aprendizagem de nossos, pois usamos dessa ferramenta para incrementar na construção do conhecimento, com responsabilidade e planejamento.

    ResponderExcluir
  7. Durante a semana em que foi aplicado o plano de aula HISTÓRIA DO BRASIL, foi possível observar que os alunos trabalharam com maior motivação haja vista terem sido divididos em grupos e, como sabemos, o trabalho em grupo gera sempre uma certa carga de rivalidade ou seja, Cada grupo quer se sobressair ao outro e assim por diante.
    O uso dos "laptops" foi maximizado sendo que cada grupo procurava apurar mais e mais as informações sobre o tema da aula, o que contribuiu para as discussões no grupão.
    Os perguntas feitas de grupo pra grupo, assim como as respostas enriqueceram as aulas e provocou um maior conhecimento sobre fim do Império no Brasil.
    Considerando ter sido a primeira vez que a turma participava de um "estudo dirigido", o comportamento e a participação dos alunos ultrapassou as minhas expectativas.

    ResponderExcluir
  8. O usoo do Laptops em sala de aula, tornou-se necessário para o processo de ensino aprendizagem. Nossos alunos entem necessidade de utilizar esta ferramenta,pois, abrange um maior espaço de informações, onde eles aprendem a conhecer, se comunicar, e integrar o humano ao tecnologico, e esse conhecimento esta interligado as informações necessárias para sua formação cultural e social.
    Carmen

    ResponderExcluir
  9. Trabalhar como o novo é algo que estimula os alunos na aquisição de conhecimento e isso se torna gratificante para nós, educadores. A tecnologia é um recurso presente no dia a dia a dia do ser humano e que evolui com rapidez, trazendo vários benefícios e a escola tem que estar a par dessas mudanças.
    Nessa nova sociedade de informação, estamos todos aprendendo a conhecer, ensinar, enfim, integrar o humano e o tecnológico.
    Essa mudança é qualitativa, pois conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as lúdicas, as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais e as corporais.
    O programa Um Computador Por Aluno – PROUCA veio de encontro a EMEIEF “Francisco Secchin”, trazendo tecnologia e conhecimento para os alunos, de modo que estes se interessam mais na busca do conhecimento e, automaticamente na aprendizagem.
    Lilian Florentina Louback

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia nas escolas é um grande avanço para o aprendizado dos alunos. O uso do laptops foi um grande recurso, um presente para os alunos que ainda não tinham contato com essa tecnologia. Através deles, muitas pesquisas foram feitas,fazendo com que os alunos tivessem mais intersse nas aulas e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. Os laptops foram uma grande ideia para a escola de Cristalina. Pois, os alunos do interior podem ter acesso a tecnologia de ponta, e facilitam bastante os trabalhos em aula.

    ResponderExcluir
  12. É preciso desnaturalizar o olhar, ou seja olhar a realidade com outros olhos. Olhar as coisas do dia-a-dia, as nossas práticas com olhos diferentes.
    Como educadores precisamos acreditar cada vez mais no nosso potencial, buscar sempre o novo sem medo das inovações para estarmos interagidos de verdade e abertos às mudanças.

    ResponderExcluir
  13. Um grande desafio foi-nos proposto este ano ao ser disponibilizado os laptops a nossa escola.
    Uma escola de interior onde os alunos e a maioria dos professores não tinham acesso a computadores em seu dia a dia. Inicialmente encontramos muita dificuldade pois o programa utilizado é o linux e não o windows, haja visto o pouco que utilisavamos era no sistema tradicional.
    Como realizar uma tarefa complexa para nós com alunos cheios de expectativas com as novidades propostas. O desafio foi grande e o sucesso foi o mair presente que recebemos durante este ano.

    ResponderExcluir
  14. Com toda certeza os laptops foram a grande novidade da escola este ano. Todos os alunos foram envolvidos na utilização dos aparelhos onde demonstraram grande facilidade em lidar com as tecnologias. Utilizados para pesquisa, digitação, jogos educativos, visualização de imagens entre outros recursos, os alunos não queiram mais utilizar livros e cadernos somente os laptops o que causou uma certa frustação pois, os professores tinham também que diversificar suas aulas com outros recursos didáticos.

    ResponderExcluir
  15. A implementação dos laptops na escola Francisco Secchim foi de grande valia pois muitos dos alunos puderam ter acesso a essa tecnologia da qual não tinham conhecimento algum.
    O seu uso na sala de aula foi de grande importância,pois tornou as aulas mais prazerosas e mais produtivas, porque não precisamos deslocar nossos alunos da sala para o laboratório.
    A única dificuldade encontrada é que nem sempre o sinal da internet estava bom.

    ResponderExcluir
  16. a utilização dos laptops na emeief "francisco secchim" foi surpreendente,pois os alunos não tinham acesso algum a internet( informática)então para eles o mínimo pode-se considerar o máximo.Eles utilizaram os laptops em todas as aulas,em todos os dias alternados sempre com o acompanhamento do profesor e assistente de informática.O ponto negativo registrado,foi a falta asa vezes do sinal da internet estar falhando.

    ResponderExcluir
  17. Com toda certeza os laptops foram a grande novidade da escola este ano. Todos os alunos foram envolvidos na utilização dos aparelhos onde demonstraram grande facilidade em lidar com as tecnologias. Utilizados para pesquisa, digitação, jogos educativos, visualização de imagens entre outros recursos, os alunos não queiram mais utilizar livros e cadernos somente os laptops o que causou uma certa frustação pois, os professores tinham também que diversificar suas aulas com outros recursos didáticos. Adineia Eleonardele Danieletto

    ResponderExcluir
  18. É preciso desnaturalizar o olhar, ou seja olhar a realidade com outros olhos. Olhar as coisas do dia-a-dia, as nossas práticas com olhos diferentes.
    Como educadores precisamos acreditar cada vez mais no nosso potencial, buscar sempre o novo sem medo das inovações para estarmos interagidos de verdade e abertos às mudanças. Vanderleia Ventorim Callegari

    ResponderExcluir
  19. O uso do laptop em sala de aula tem como objetivo oferecer aos alunos formas de aprendizagem inovadoras integrando ao mundo moderno e ao mesmo tempo tecnológico, oferecendo assim mais uma forma de aprendizagem na busca de novos conhecimento e inovações, apoiando-se nas atividades proposta pelo professor. Foi uma aula bastante prazerosa e ao mesmo tempo criativa, pois veio de encontro a ansiedade dos alunos para com o uso do laptop.
    O Projeto UCA foi um Projeto audacioso que veio encurtar distancias entre a zona rural e a zona urbana interagindo assim as pessoas com o mundo.

    ResponderExcluir
  20. O computador e internet em sala de aula são recursos que ampliam as fontes de pesquisa, permite ao aluno buscar informações atuais, visualizar melhor o que esta sendo proposto para estudo.
    Dificuldades encontradas: os computadores nem sempre estavam em condições de uso, pela dificuldade em recarrega-los, conexão com a internet e também alunos que procuravam fazer uso do computador fora das atividades propostas.

    ResponderExcluir